Chegamos ao 10º mês e a pergunta que não quer calar: “Bento já está dormindo bem Glena?”. Bom, isso responderei em breve, mas antes, vou compartilhar tudo que rolou nesse último mês.
Outubro foi o mês das descobertas e de muitas novidades. Parece que o Bento acordou num dia e disse: hoje estou afim de engatinhar, ficar em pé sozinho, sentar sozinho, falar papa e tentar abrir portas. Em menos de duas semanas ele cresceu tanto, aprendeu tanto que eu jarava estar preparada para essa nova fase, mas não, não estava e ainda estou me readaptando. Bento já não quer mais ficar apenas sentado na sala, ele quer explorar a casa, o banheiro, os quartos, subir onde não deve e de vez em quando levar uns belos tombos. Quando me disseram que essa fase era cansativa, eu não quis acreditar. Fui teimosa e não queria dar o braço a torcer. Porém errei feio! Que fase louca, cansativa e cheia de emoções. Não consigo fazer nada tranquilamente, não posso piscar e muito menos bobear com coisas pequenas pelo chão, mas falando sério, que fase maravilhosaaaaa! Bento interage mais, brinca mais conosco, aponta para as coisas e faz um som de “esse”. Tira tudo do armário, das gavetas e sai correndo, ops, engatinhando rápido quando você o chama.
A alimentação continua quase a mesma, cheia de nutrientes, saudável e deliciosa. Acrescentamos bolacha água e sal e biscoito de polvilho. Os legumes já estão em pedaços maiores, come extremamente bem e o tetê continua na mesma intensidade. Bento não diminuiu as mamadas durante o dia e mama sempre que está cansado, irritado e com sono. Na verdade, o tetê virou a chupeta dele (literalmente) com direito a um aconchego. Algumas vezes é por pura brincadeira, ai já corto e tento distrair com outra coisa, mas confesso que é difícil. O cansaço é grande e vou cedendo, sou fraca! Porém as mamadas noturnas tiraremos a partir de Janeiro e falarei disso em breve.
O sono? O sono é um mistério a ser estudado! Bento passa assim: uma semana dorme super bem a noite e na outra acorda de 3 a 4x na noite. Nos dias em que ele brinca mais, acaba não dormindo nem 10 minutos durante o dia. Então ele já chega no período da noite mega cansado, irritado e o sono da noite é péssimo. Acorda chorando, assustado e só volta a dormir no peito. A única diferença é que não estou tão irritada e frustada com isso (ainda rola, não vou mentir, mas estou conseguindo me controlar mais). O período da manhã e tarde, mesmo seguindo uma rotina, é bem complicada. Tem dia que ele dorme super bem (ontem mesmo ele dormiu quase duas horas e acordou na hora do almoço) e teve dia em que ele dormiu apenas 2, DOIS minutos. Ai bate aquela vontade enorme de chorar, de se cobrar e não saber o que fazer. Mas passa e tento manter o pensamento sempre positivo!
Ah, ontem 02.11, nasceu o primeiro dente do Bento! Na verdade, só rasgou, mas pra mim já nasceu e é o que importa, haha. Demorou bastante para nascer o primeiro dentinho e estávamos jurando que ele seria coelhinho, pois a gengiva na parte de cima está muito inchada. Nesses dias, ele teve noites horríveis! Ficou super irritado, teve febre de noite, chorou mais e até negou comer todo o jantar. Mas estou tão feliz! Coisa besta né?! Mãe tem dessas, fica feliz com qualquer coisa que o filho aprende ou com o novo dentinho.
Esse último mês foi intenso, incrível e divertido. Faltam menos de 2 meses para ele completar 1 ano e bate uma emoção tão grande. Caraca, passou muito rápido! Antes de ter um filho, um ano era só um ano. Agora, um ano, um mês, um dia é completamente diferente, cheio de surpresas e emoções diversas. Não faremos festinha para o Bento nesse primeiro aniversário, porém terá bolinho (para nós) temático, bexigas e muitas fotos. Quero registrar cada momento!
2 Comentários
Apesar de ainda não ter um baby, sempre leio seus diários porque são tão detalhadinhos que fica gostoso de ler! Bento tá cada dia mais lindo e pelo visto, esperto né? Acho que a alimentação saudável contribui imensamente pra que isso aconteça. <3
Ai esses pézinhosssss NHAC!