Antes de qualquer coisa, esse é o tipo de post que não gosto de fazer, mas precisava desabafar um pouco sobre esse mundo fake que muitos vivem.
Não é de hoje que a falta de educação das pessoas vem prevalecendo e que o atendimento só é bem feito se você está super bem vestido. Quando trabalhei numa loja do shopping de Itu, por mais que meu dia estava um lixo, por todas preocupações e coisas ruins que aconteciam, nunca recebia o cliente sem pelo menos um sorriso no rosto e um feliz Olá. Afinal, o que o cliente tem haver com a nossa vida né?! Mas não é bem assim em alguns lugares.
Recentemente precisamos ir para Sorocaba em lojas de material de construção e como as lojas eram perto do Iguatemi Esplanada, aproveitei para comprar um pó compacto. Estava vestida como sempre apareço no blog, simples, sem luxo (e o Lucas do mesmo jeito) e corri atrás do produto. Fui na primeira loja, a da Quem Disse, Berenice? e pela segunda vez tive um péssimo atendimento (na primeira vez achei que era coisa da minha cabeça, que ninguém havia me visto e tudo bem). Os funcionários me olharam dos pés a cabeça, e nem um olá recebi. Falei Oi e de retorno um meio sorriso (esse é um dos motivos de comprar online na loja).
Tudo bem! Sai P* da vida, mas quase que acostumada pelo atendimento e fomos para o piso de cima. Lembrei da loja The Beauty Box e entramos. Mais uma vez fomos revistados pelos olhares dos funcionários, ninguém falou Oi… até ai, tudo bem. Ai entrou uma mulher super bem vestida e antes dela dar o segundo passo na loja, já havia uma vendedora abordando com um sorriso incrível. Fiquei sem expressão e achei que estávamos fedidos, haha, ou eles achavam que não tínhamos dinheiro pra comprar algo naquele estabelecimento. Saí de lá me perguntando o que leva uma pessoa no século de hoje a se importar com a aparência do cidadão. Mas não foi só no shopping de Sorocaba. Quando ainda trabalhava no shopping fui no O Boticário comprar um blush e como ainda não conhecia a linha de blush da marca, pedi uma informação para a funcionária e ela apenas me solta: é o que tem ai e o preço também está escrito. Depois disso, entrou um casal bem vestido e todos atenderam super bem (no final o casal não levou nada). Falei do acontecido para as colegas de trabalho e me falaram que as funcionárias da loja atendem assim mesmo se você trabalha no shopping. Mas e daí que eu trabalhava no shopping? Eu não tinha nenhum desconto na compra e nem estava lá para fazê-la perder a vez. Depois de tudo isso, acho que as lojas de cosméticos de shopping me odeiam ou acham que sou pobre demais para comprar um pó compacto de R$30.
Será que a beleza, a roupa cara e o sapato de 400 pilas mostra caráter e o que a pessoa é?! Há algum tempo atrás recebi alguns comentários no meu instagram de uma hater de Itu dizendo: como eu não tinha vergonha de fotografar e mostrar as olheiras. OI?
Porra em que MUNDO VOCÊS VIVEM? Os anos passam e cada vez mais o ser humano está burro. Claro, que existem lojas com atendimento incríveis (na Youcom tenho o melhor atendimento do mundo com a Bárbara, mesmo só olhando, ela sempre me atende tão, tão tão bem que se tivesse com dinheiro eu comprava tudo – isso não é um publi, é pura opinião).
A questão desse post, não são as marcas/ lojas citadas, mas sim sobre o ser humano que faz a loja ser o que é. Mesmo o cliente não levando nada naquele momento, o bom atendimento faz com que a pessoa volte assim que der. Ah, sei também que algumas lojas possuem o sistema de deixar o cliente a vontade, mas existe diferença em deixar o cliente a vontade e não fazer pré-atendimento.
Muitas vezes, voltamos na loja não pelo produto e sim pelo atendimento.
Esse post foi longo, pessoal e se você leu, deixa sua opinião nos comentários!
38 Comentários
Disse tudo flor, já passei por varias situações assim a ultima foi na Arezzo do shopping da cidade queria que queria um sandália que esta usando bastante, mas fui em uma loja nem se quer me atenderam 🙁
Sai de lá super chateada, só porque estava se jeans e havaianas será que acham que eu não tinha dinheiro. Nuca mais volto lá. Será que quando for nessas lojas tenho que sair de roupa social e salto 15, oi? acho que não.
Por isso prefiro mil vezes comprar on line e não aguentar olhares de vendedores que se acham os donos das lojas!
beijos
Oi Glena
andei sem comentar mas estou sempre aqui,
comento hoje pq acho que quase todo mundo já passou por isso =/
E é por essas e outras que eu compro muito mais na internet, sempre que fui em uma loja da Hering fui mal atendida, exceto a da minha atual cidade. Lá em Mossoró os vendedores te olham, e como estão sempre mais maquiados e arrumados que eu, nem se dão ao trabalho de levantar para atender. E não é coisa de cabeça nada.
As moças da loja da Melissa em Mossoró também atendem super mal, a única vez que fui bem atendida eu voltava de uma entrevista de trabalho e tava mais ‘arrumadinha’.
bjs
Concordo com cada palavra.
Já trabalhei em shopping e hoje em dia no comércio do centro da cidade onde vivo. Sou extremamente cuidadosa com os clientes, sempre os deixo a vontade, mas sempre a disposição, de forma que saiba que estou ali para suprir as dúvidas seja para levar o produto ou não. Hoje em dia, julgar um cliente por sua aparência é extrema burrice, além de puro preconceito. O bom atendimento, fideliza.
Muito bom o post. Nunca sofri nada do que vc já passou ou eu não lembro hehe. Mas conheço pessoas que já foram tradadas da mesma forma, é um absurdo mesmo. Adoro posts assim hehe, faz mais.
Achei que fosse só comigo isso daí! heueh
Realmente é nada agradável quando xs atendentes não te dão nem a hora quando você entra numa loja e precisa de ajuda pra certa coisa (ou não).
É claro, há aqueles clientes que são sem educação total; x atendente tem seus problemas e tal… Mas convenhamos, não é todo cliente que é assim e tem que existir uma separação entre a vida pessoal e a profissional, por mais que seja difícil!
E outra, me irrita muito quando a pessoa te olha da cabeça até os pés antes de decidir se vai te atender ou não.
Posso contar quantas vezes não voltei em certas lojas por causa disso.
Bom atendimento é tudo!
É exatamente assim, e revoltante. Fui esses dias na Beauty Box, me ignoraram sendo que estava procurando um produto, e quando um vendedor resolveu me atender, ele me tratou mal e me largou falando sozinha quando uma senhora bem vestida entrou. Saiu tão rápido pra ir atende-la que ‘esbarrou’ (bem forte na verdade) em mim sendo que o espaço era suficientemente grande pra ele passar sem problemas, e ainda não pediu desculpas.
Fiquei super brava e não volto mais lá.
Aaah, e aqui em Itu eu acho o povo um nojo na maioria dos lugares.
Também trabalhei em shopping (um ano na loja Maria Filó, pra ser mais exata) e se tem uma coisa que a experiência me ensinou é: nunca subestime seus clientes. Aparência não é nada. Já vendi MUITO para uma moça que parecia simples e já passei raiva com mulher riquinha metida a besta.
Só fui bem atendida na QDB? uma vez e nunca fui bem atendida na The Beauty Box – parece que as vendedoras estão com preguiça de trabalhar, sei lá. Claro que elas podem estar num dia ruim e tal, mas poxa, acontecer isso TODA vez que entro na loja? Aí é questão de treinamento ruim, sério. Na Youcom sou sempre bem atendida, mesmo num dia que o vendedor esqueceu que eu existia, haha. Ele foi bem simpático.
É bem bizarro o tanto que as pessoas ainda se limitam às aparências. Nós temos tantas provas que elas não levam a nada, né? :/
Pois é Glena, quando eu estava de mudança, fui em várias lojas para mobiliar meu apto, e pior que eu ia comprar tudo a vista. Não ia ser muita coisa, porém ia comprar.Fui mal atendida em várias lojas, e saí de todas com vontade de oferecer uma consultoria de atendimento a todas elas. E quem sabe um dia eu não o faça. Já fomos vendedoras de shopping e sabemos que não enriquecemos fazendo isso, então pra que tanto rei na barriga né? Como se eles próprios tivessem muito mais condições do que nós, e mesmo que tivessem, é questão de ser mais humano mesmo. Enfim, já passei e passo por isso ainda.
Ai Glen! Disse tudo! Aqui no Sul é exatamente assim, se você quer ser bem atendido em qualquer lugar, tem que se vestir como se fosse pra uma festa, é uma droga isso, em pleno 2015 a pessoa não ter liberdade pra vestir o que quiser é triste demais! 🙁
Que horror, Glenn! Eu nunca entrei na loja “Quem disse berenice?” daqui (só passei em frete várias vezes) por vergonha (sei lá) disserem mesmo que as meninas eram uma antas.
Tem um grupo no face “Aonde não ir em Sorocaba”: https://www.facebook.com/groups/aondenaoiremsorocaba/?fref=ts e vejo cada depoimento de serem mal atendidos, o que vejo MUITA reclamação é na Cacau Show do Iguatemi, dizem que o atendimento só é bom pra quem está bem vestido também.
Uma vez fui em uma loja de artigos de decoração com a minha mãe e olha que a loja era bem tosca. Ai tinha uma fonte e minha mãe perguntou o preço, a moça simplesmente disse ‘Ah é bem caro pra você’, nossa! ficamos putas da vida! Minha vontade era comprar aquela fonte de R$350 medonha, mas falei que era brega e pra minha mãe deixar quieto.
Já passei por várias situações assim e mesmo precisando do produto que só tem naquela loja, eu não volto e compro pela internet, dou um jeito. Há casos que eu até entro em contato com o gerente e falo do atendimento, falo mesmo!!!
Eu sempre almoçava no restaurante ‘Lollos’ e sempre pedia a mesma coisa, e tinha uma funcionária que tirava sarro disso. Ela me perseguia, meus amigos de trabalhavam comigo chegaram a dizer algo que eu deveria ter pego algum namorado dela, porque não era possível o atendimento dela comigo sendo que nunca a tinha visto, ai parei de ir lá e reclamei dela no site da empresa. Odeio gente assim, mas um dia caem do salto 😉
Concordo com vc, já aconteceu comigo também por estar com uma roupa mais simples.Entrei em lojas mais “chick” e as vendedoras me olharam de cima a baixo com desprezo, e pior que tinha a intenção de comprar mesmo, não era só para olhar, mas com essa recepção até desistir de comprar..
E outra as vendedoras da O Boticário são assim mesmo, acham que é melhor que a gente, já fui desprezada lá tb..
Poxa, achei que esse lance da Quem Disse Berenice? era só comigo. Acho que umas 3 ou 4 vezes eu tentei comprar produtos na loja e não consegui simplesmente porque eu NÃO FUI ATENDIDA! Acho um descaso, você entra na loja, se mostra interessada nos produtos e as vendedoras continuam te olhando de longe, fingindo estarem ocupadas com qualquer outra coisa.
Espero que esse post (que mesmo não sendo uma queixa exclusiva à loja) chegue até eles, e que algo seja feito.
Beijos
Ih, já passei por isso. Na Forever 21. Não só me atenderam super mal como riram horrores da minha cara e do meu jeito de falar, meu e das minhas amigas e nós estavamos espalhadas pela loja, foram casos isolados com os mesmos atendentes. Disse que não tinha graça e continuaram rindo. Aí mandei um email dizendo que rir do sotaque dos outros é xenofobia, e a gerente disse que na loja dela não acontecia xenofobia, já que ela era nordestina. Falei mais uma vez do desconforto e ninguém acreditou. Dá descrença, né?
Poxa Glenn é muito chato quando acontece esse tipo de coisa!
Minha mãe não é muito fã de make, e sempre sai sem nada (mas bem vestida) e mesmo assim o povo atende ela super mal!
Mas ó..vou te dizer.. não é falta de preparação das lojas não viu!! São as pessoas mesmo que se julgam melhor que outras.
Eu já trabalhei um mês (extra de fim de ano) numa loja carioca bem praiana que inclusive vende havaianas personalizadas.
Antes de entrar a seleção era bem rígida e depois as meninas participavam de um workshop com informações sobre as clientes, o que elas gostam de fazer, como elas se vestem e tudo mais!! Você saia de lá sabendo que são meninas com cabelo natural, que curte praia, roupa leve, estampa e chinelo no pé.
Mas no shopping parece que as meninas só pensam em ganhar dinheiro.. o que eu vi de vendedora roubando a venda de outra vendedora (que estava atendendo 4 ao mesmo tempo e quando o cliente foi direto pro caixa ela não viu) gente brigando e roubando a “vez” da outra. Era cada briga tão mesquinha!
Aquele ambiente me fez passar mal, nunca imaginei que fosse assim!! Tanto que pedi pra sair antes do tempo porque não aguentava mais tanta mesquinharia.
E tinha muitoooo disso, o que eu já ouvi “essa fulana vem toda semana e não compra nada”, “essa senhora não combina com a loja, eu não vou atender”, “coitada.. pediu pra ver o vestido de seda.. como se ela pudesse pagar”.
Entre tantas outras coisas, mas como disse, a loja preparou as vendedoras bem, mas a gente não conhece o caráter das pessoas só em uma entrevista de emprego né.
Lembro até hoje de dois casos comigo:
Um foi duas senhorinhas que entraram e na hora as duas vendedoras que estavam na porta voltaram pra dentro e ignoraram as senhoras.. eu me senti super mal porque pensei que podia ser minha vó indo comprar e fui atender as senhoras, elas perguntaram se tinha alguma peça na liquidação porque não tinham dinheiro pra comprar na loja. Eu subi no estoque e desci tudo que achei de coleção passada (não fica exposto na loja) e mostrei pra elas.. elas falaram que ainda assim era caro mas foram falar com a minha gerente e me elogiaram.. dizendo que nunca tinham sido bem atendidas nas vezes que entraram na loja e que ficaram muito feliz por ter sido atenciosa com elas. Aquilo me valeu mais que uma venda feita!
E o caso dois foi uma cliente que não tinha o perfil da loja e ocorreu o mesmo, a vendedora que era da vez virou as costas e eu educadamente fui dar oi. a Moça me falou que estava procurando presente de natal pra família e perguntou se eu podia ajudar dando opiniões já que ela não conhecia a loja…. no fim ela levou o conjunto completo pra cada pessoa que ela ia presentear (blusa+ saia/ vestido+chinelo/ biquini + bijoux).. foram uns 7 presentes e a conta deu mais de 4 mil reais!!!!
Claro que a vendedora da vez ficou puta e foi falar que a cliente era dela.. eu expliquei educadamente que ela não atendeu e que foi eu quem subi e desci pegando várias peça e fazendo os conjuntos por mais de uma hora e que a venda era minha.
Você acredita que a vendedora falou que tudo bem e se ofereceu pra me ajudar a embrulhar os presentes enquanto eu fazia a nota de pagamento. E a menina tirou um dos presentes e escondeu!!!
Eu sou muito inocente sabe.. acredito nas pessoas e acho que todo mundo é de bem como a gente, mas não é bem assim que a vida funciona…
A compradora ligou no outro dia desesperada porque ela pagou e o presente não estava lá!!
Ela nem era de São Paulo e ficou puta da vida (com razão), eu lógico me ofereci na hora a pagar o sedex e enviar pra ela a tempo dela presentear a sobrinha.
Mas foi um dos principais motivos pelo qual eu pedi pra sair antes. Jurei que nunca mais trabalharia em loja, e que se um dia eu decidisse abrir uma loja minha eu ficaria em cima e de olho pra não deixar o cliente ser mal atendido.
Peguei birra da loja (que nada a tinha a ver com o caráter das vendedoras), na época dei todas as peças que tinha e fiquei sem comprar por mais de 2 anos lá.
Com o tempo passei a comprar novamente porque eu amo a marca, mas foi decepcionante conhecer “os bastidores de uma loja”.
Mas também aprendi como consumidora… agora decoro a cara da vendedora que me atende (pra ninguém roubar a vez dela), quando entro e não me atendem eu pego o produto que quero, vou pro caixa e quando surge uma vendedora querendo a comissão eu falo pra caixa: ninguém me atendeu e eu não quero que nenhuma vendedora receba a comissão por isso.
É triste que uma pessoa não saiba respeitar as outras, porque vendedor não está ali só pra vender, está pra informar, ajudar, prestar um serviço completo dentro daquele ambiente.. as vezes você tem que pegar água/café, passar uma roupa.. e ninguém é obrigado a comprar com você só porque você atendeu bem.
Enfim… espero que tu consiga um atendimento melhor nas próximas vezes.
Que lindo !
Uma vez eu entrei na Droga Raia de camisa social suja, calça jeans, tênis velho e uma sacola cheia de latinhas. Todo mundo me olhou, mas ninguém falou nada. Peguei o que tinha que pegar, paguei e fui embora. No mesmo dia eu voltei! Acabado de tomar banho, “bem apresentável” me chamaram de “Senhor” e ofereceram o ~cartão Raia~. Tá ligada esse calor? É culpa de vendedor infeliz (:
Infelizmente nossa sociedade valoriza o ter e não o ser. Sempre penso ter dinheiro significa ter caráter, triste pensar que para muitos sim.
Conheci seu blog através do JUSTLIA e estou amando, vou virar leitora assídua!!
Meninas essa loja é super bacana e tah 50% OFF: http://www.yobastore.com.br
Eu sempre acompanho a sua pagina, mas nunca havia comentado, mas com este post vai ser diferente… Morei em Itu a minha vida toda, até me mudar a uns 2 anos para Campinas… Via o péssimo atendimento das lojas ituanas e ficava inconformada, no fim ia embora sem levar nada em decorrência do péssimo atendimento… Comecei a frequentar a lojas em Campinas e em outras cidades, gentem, muda totalmente… Não sei, em cidade pequena, onde todo mundo ve a cara de todo mundo diariamente, os vendedores parece que tem medo de perder o emprego para o cliente, só isso que resume tanta falta de respeito… Cansei de entrar em loja e me sentir uma trombadinha, saia e nunca mais voltava, a não ser quando via algo que realmente me agradava e a raiva já tinha passado, o que era bem difícil… Um dia fui na MAC de Campinas, mais pra conhecer e tals, fiquei passada com o atendimento, mto bom, nunca que em Itu me atendiam daquele jeito… Sinceramente, em Itu, nao digo região, pq ja fui mto bem atendida em lojas de Salto e Sorocaba, o povo atende mto mal o consumidor, e é praticamente geral, infelizmente…
Concordo Glenn. Dá muita raiva dessa forma de atendimento que prioriza o quanto de dinheiro as roupas que a pessoa veste vale. Moro em Sorocaba, e já entrei nessas lojas citadas e é assim mesmo o atendimento. Da primeira vez até deixei passar, mas na segunda isso se repetiu. E o pior é isso mesmo, os vendedores acham que se você não carrega uma bolsa de mil reais você não tem dinheiro pra comprar nada na loja. Na segunda vez que fui na Beauty Box do Iguatemi, estava com dinheiro pra comprar várias coisinhas, mas acabei desistindo pelo tratamento – ou a falta dele – que recebi. Hoje não recomendo a loja simplesmente pelas atitudes dos vendedores. Prefiro muitas vezes, comprar pelo site para evitar esse tipo de situação hipócrita.
Eu geralmente frequento o Shopping Piracicaba, apesar de alguns lojas terem atendimentos ótimos, muitas vezes me espanto com o péssimo atendimento, as vezes eu acho que não é nem tanto pela aparência, parece que a pessoa não queria estar ali e desconta nos clientes!
Nossa, super concordo com você e esse é um dos principais motivos que a maioria das minhas compras hoje em dia são onlines. Não tenho paciência em ser “maltratada”, afinal se eu entro na loja é poque algo me interessou e se eu não comprar nesse dia posso comprar em outro. Já ouvi várias pessoas reclamando do tendimento das vendedoras da QDB, inclusive aqui em Salvador… é uma pena!
Beijos, Jell & Marcelo
http://www.urbanoeretro.com.br
Sou adepta do bom e velho jeans com camiseta e já cansei de contar as vezes que já passei por isso, deixando de comprar e até mesmo voltar futuramente nas lojas.
Hoje em dia prefiro pagar o frete por algum produto e pedir online do que encarar o mau humor das vendedoras que não tem o mínimo de profissionalismo.
Eu trabalho como designer e tenho meus dias em que acordo com o pé esquerdo, seja por que dormi mal ou simplesmente ‘não to afim’, mas o momento que eu fecho a porta da minha casa e vou a rua deixo os problemas pra trás.
Realmente é lamentável, seja pra comprar um sapato na Arezzo ou um maldito delineador na O Boticário.
Nossa.. concordo plenamente com você! Já deixei de ir em algumas lojas de novo por causa do atendimento. Odeio que me julguem pela aparência. E a loja se ferrou, porque entrei querendo comprar. Como não fui bem atendida, comprei no concorrente.
O ser humano, realmente, está cada dia mais burro mesmo! Esquecem que aparência jamais será tudo na vida. Na verdade, o que acontece é o contrário, quem mais aparenta é quem menos tem. Só quer fingir ser algo que não é mesmo.
É por causa de coisas desse tipo que o mundo não vai pra frente…
bjin
http://monevenzel.blogspot.com.br/
Oi Glena, já passei muito por isso que você contou.
Me sinto péssima quando acontece.
Lá no shopping Iguatemi Esplanada passei por algumas situações assim.
É ruim mesmo.
COMO ASSIM VC OUSA POSTAR UMA FOTO COM OLHEIRAS NO _SEU_ INSTAGRAAAAAAM?!?! hahaha. Aff, essa polícia da internet (e principalmente do corpo alheio) está ficando cada dia mais sem noção, viu. Pleno 2015 e ainda tem gente que se dispõe a ir no instagram de outra pessoa comentar isso? Um horror.
Já fui mal atendida várias vezes em lojas, e eu me recuso a comprar quando isso acontece – mesmo online. Inclusive já cheguei a comprar coisas a mais, que eu nem precisava/queria, só por ter sido extremamente bem atendida – e nem digo daqueles atendimentos sufocantes onde você mal pode andar na loja, mas sim de simpatia e cuidado com o cliente mesmo. Triste que a gente tenha que lidar com essas coisas ainda, parece tão óbvio. :/
Esse problema não é só em Itu ele está em todos os lugares. Aqui em Brasília, também já passei por esses “constrangimentos” de ser mal atendida, de ninguém saber uma informação direito ou pelo menos resolver o seu problema. Daí, você tem que ser grossa, estúpida e falar alto para resolverem suas pendências. Acho feio demais quem briga e fala alto, mas infelizmente é necessário abusar da grosseria para solucionar um problema que poderia ser resolvido rapidamente com funcionários bem treinados e responsáveis.
Gostei do seu post e da sinceridade tratada nele, precisamos discutir mais isso. Quem sabe alguém não lê e muda esse comportamento. 😉
Bjokas http://diadebrilho.com
Oi Glena!
Primeiro que você é linda e o problema não está em você e sim nos outros.
Aqui em Aracaju já vi de tudo! De ser super mal atendida como super bem atendida, independente do tipo de loja e do valor dos produtos que são vendidos.
Infelizmente ainda tem gente super preconceituosa e que gosta de julgar os outros pelo jeito que estão vestidos, cor da pele e etc. Mas no final quem perde é o preconceituoso, não somente pela venda em si, mas pela oportunidade de ser uma pessoa melhor.
Beijo
Oi Glena, nossa isso já aconteceu comigo várias vezes também…
Já aconteceu até sem ser em loja…uma vez fui falar com uma mulher e eu estava toda suja e toda destruída pq estava na minha casa que ainda está em construção, passando massa na parede entao tava um horror ne…e a mulher me olhou da cabeça aos pés com a maior cara de cu…isso que eu fui falar com ela super de boa…e também já aconteceu em uma loja da boticário…eu estava com uma roupa normal mesmo e entrei só pra perguntar se tinha um perfume que eu queria naquela loja…me olharam com mo cara de toba tbm…sendo que as meninas q trabalham lá estavam todas produzidas maquiadas e mesmo assim continuavam barangas…mas vai entender ne…as pessoas além de serem mal educadas e metidas não tem espelho em casa…
Eu não sei como é em outros países mas morei no japão por 15 anos e acho que nunca fui mal atendida em uma loja…pelo contrário…eles são super educados com quem quer q seja…e também tem outra coisa..lá, horario de trabalho é horario de trabalho…entao não é que nem aqui que as vezes vc vai em uma loja e o funcionário esta te atendendo e ao mesmo tempo conversando sobre assuntos pessoais, falando mal de outra pessoa etc…isso acontece diretooooooooo!!!! Não que eu ache errado conversar…mas acho que na hora do seu trabalho, na hora de atender alguem…nao é hora pra conversar..pelo menos na hora do atendimento ne…
Claro que não são todas as pessoas…também tem muitas pessoas que são super educadas e simpáticas…mas a maioria nao é assim… infelizmente….
já trabalhei em shopping tempo suficiente pra ver como certas lojas funcionam (quando se é funcionário e quando se é cliente). as pessoas não pensam nem em disfarçar todo o pré conceito que rola do visual de alguém. já vi crítica na hora de alguém deixar um currículo e na hora de um cliente entrar. já vi gente humilde deixar o salário e gente “pintosa” sair de cara feia por não ter gostado de nada. o que me admira é o funcionário, que mesmo em pouco tempo de trabalho vê como as coisas realmente são, ainda achar que cliente bom é cliente que aparenta ser rico. a falta de respeito não tem limites e isso me chateia demais :\
Triste que isso aconteça ainda nos dias de hoje. Mas não acho que tenha que ser algo com que a gente se se acostume, vale a pena reclamar ou pelo menos compartilhar com as amigas e não recomendar tal lugares . Sempre preferi lojas que te deixam mais a vontade mas alguma hora você precisa ser atendida e atendimento pra mim é super importante se me sinto mal em algum lugar não volto nunca mais, e ok, pode nem ser culpa da marca mas sim, ela acaba perdendo.
Eu passo muito por isso! Sempre fico indignada e com muita vontade de fazer um barraco na loja para que o vendedor passe vergonha, mas nunca tenho coragem.
Dias antes do natal eu fui a um shopping da minha cidade para comprar presentes de natal para minha familia e como sempre, estava muito calor! Fui de jeans, camiseta e havaianas no pé, pois seria algo rápido, já sabia o que comprar. Entrei na loja MORANA do Shopping Tucuruvi para comprar presentes para minha mãe e minha sogra e no momento em que eu entrei na loja todas as atendentes estavam livres e NENHUMA teve a capacidade de me atender, apenas ficaram me olhando…pensando que eu apenas olharia e iria embora imagino eu. No momento em que comecei a pegar algumas peças uma vendedora veio toda sorridente e fez questão de me atender. A partir desse momento tive um atendimento ”digno” e a gerente fez questão de embrulhar todos os presentes que comprei. Saí de lá chateada, pois não é a primeira vez que acontece e não é justo eu mudar meu jeito de me vestir por conta da vaidade alheia dessas vendedoras de shopping que trabalham pra caramba, ganham um salário minimo e acham que estão no direito de julgar todos que entram na loja. Já trabalhei em shopping também e nunca me lembro de ter destratado um cliente por questão de aparência, muito pelo contrário, sempre tive a maior paciência do mundo. É isso aí, acho que não estamos sozinhas nessa.
Aqui mais uma vítima, atualmente está tão chato ir nas lojas, e quando se pede a nota fiscal, elas, as funcionárias fazem uma cara q não gostou, situação desconfortável.
Bom…o q dizer mais…
Bjs bjs
no começo da quem disse berenice eu achava que esse era o conceito da loja… você só procurar atendimento caso precisasse. daí que muita gente falava mal e eu defendia, achava que não tinham entendido o conceito. agora eu que descobri, que muito provavelmente as vendedoras são treinadas pra não irem atrás do cliente e por isso, aproveitam que não é regra pra ficar de canto julgando e só se aproximar de quem acham que vai gastar de verdade. antes eu achava ótimo, porque odeio vendedora que fica empurrando coisa. hoje em dia, acho muito pior gente que não se mostra prestativa a não ser que o cliente seja milionário e esteja impecável. prefiro que me ‘empurrem’ produto, desde que ele seja de qualidade e que o atendimento seja tão incrível que me faça, de fato, querer aquilo. e é verdade, isso reflete nas três marcas do grupo mesmo.
adorei o post, Glenn.
beijo!
É engraçado porque as pessoas sequer pensam que o trabalho delas é prestar serviço pra outra pessoa, sem contar o valor em cima das vendas que elas fazem, e que provavelmente perdem por conta de atitudes tão rasas. Não me recordo de nenhum episódio de mal atendimento, até porque hoje em dia eu nem reparo muito em vendedores, normalmente vou sabendo o que comprar, mas na QDB? eu fui bem atendida, mas são franquias, né? Que nem rede de fast food, existem algumas que são bem mal cuidadas, com funcionários mal treinados, e outras excelentes, e normalmente o peso do problema tem que cair sobre o gerente local, quando você tiver algum problema do tipo, tente sinalizar, até porque ás vezes nem ele próprio sabe do que tem um péssimo funcionário. Eu já trabalhei em papelaria uma época, já tive que separar orçamentos e depois devolver tudo porque não vieram buscar HAHAHAHAHA todo mundo passa perrengue, mas isso não dá motivo pra destratar um cliente, então se tiver problemas com atendimento, não hesite em chamar a gerência, se o vendedor não tem paciência pra te atender, ele terá!
Oi Glena, eu já trabalhei em shopping e no centro e tenho total noção do que você viveu…do tipo “ah ela trabalha no shopping” tipo, como se eu não fosse cliente também…Posso falar a verdade? Trabalhando na World Tennis no shopping de Itu eu aprendi que as pessoas mais rycas do universo vão ser os caroços…vão entrar experimentar 44352 pares, levar um e chorar e implorar por desconto…dizer até que é vizinho ou conhece algum tio ou cachorro do dono da loja…Agora um cliente que você vê pela aparência que não é ryco, ele vai entrar escolher “AQUELE” tenis…não vai encaroçar em nada..vai bater um papo legal…pagar o preço sem pedir desconto de nada. Pois são esses clientes que deveriam ser bem tratados…pessoas comuns…eu sou comum já tomei encaradas em loja…e a experiência é totalmente desagradável. E muitas vezes dá vontade de não comprar. Mesmo ali com o dinheiro contado ou sei la que sabe…Odeio Itu…como se ser vendedora de loja foi uma coisa ryca…eu e vc deve saber oq é pegar busão, ou levar marmita numa sacolinha de loja…lavar pano naqueles tanques…compartilhar banheiro de shopping….eu já vivi tudo isso também rsrs…e msmo assim elas se acham as donzelas do shopping affe…
Super beijo!
Odeio isso! Dá vontade de esfregar o dinheiro na cara da vendedora e falar “queridinha, perdeu sua comissão de hoje” mesmo que não fosse comprar nada, é muita maldade isso mas cara, haja paciência. É horrível esse julgamento de aparência, de que se você não usa um salto ou uma roupa melhorzinha não merece ser atendido como classe a ou b ou c, que seja. Eu trabalhei em loja também e pode crer que quem tem dinheiro dá mais dor de cabeça do que quem realmente quer pagar pelo produto, fica chorando preço, medindo a loja, perguntando a procedência das coisas… é o ó. Mas, temos a internet pra reclamar e desabafar, nesse tipo de loja que você citou é melhor comprar online mesmo do que passar nervoso por mal atendimento.
Oi Glena!
Sei totalmente como se sente, já passei por isso também! Muitas vezes as atendentes estão com uma má vontade estampada na cara que dá vontade de dar meia volta e sair da loja, e o curioso é que a maioria das vezes isso acontece em alguma franquia da O Boticário. Outra vez, também entrei rapidamente em uma The Beauty Box e as vendedoras olharam com indiferença para mim, me senti invisível e saí da loja na mesma hora. E um dia em uma loja da Quem Disse, Berenice?, as atendentes chegaram até mesmo a rir de mim por uma situação que passei lá, e isso fez com que eu nunca mais entrasse na loja do shopping que isso ocorreu. E isso também é bem comum em rede de fast food, principalmente o Burguer King: sempre que vou, as atendentes estão sem paciência e não explicam nada direito do cardápio se temos algumas dúvidas. É muito desagradável isso, e acaba com que nos sintamos inferior. A melhor forma de evitar essas coisas é frequentar o mínimo possível esses lugares e, como você mesma disse que faz, comprar mais pela Internet.
Beijos!
Oi Glenna
Putz, fico tão chateada de ver que nos dias de hoje ainda exista gente assim. Acho que mais do que treinamento de vendas, as lojas e marcas tinham que se preocupar em fazer trabalhamos internos com o funcionarios, motiva-los. Ok, todo mundo é obrigada a estar em um bom dia e nem toda a loja tem grana para isso mas é algo que com um pouco de organização e boa vontade é super possível de fazer.
Lembro de uma vez que entrei na Le Lis Blanc de shorts jeans, camiseta básica e rasteira e estava com pressa só mesmo dando uma olhada no entanto queria comprar um jeans mas nenhuma funcionária veio me atender ficaram todas com cara de “paisagem” me regulando dos pés a cabeça. Isso porque eu moro em uma cidade litorânea onde faz sol e calor o ano todo. Pois bem, umas semanas depois fui de vestido, salto com a minha mãe e compramos algumas peças advinha o tratamento que tivemos? Bem diferente…….
Nunca trabalhei em loja, mas observo muito o comportamento das pessoas e não da para julgar a primeira vista seja no shopping ou em qualquer lugar.
Super bacana o assunto que você abordou
Bjs